máquina de retratos

retratos tirados ao acaso. objectos que chamam a atenção. o olhar. um olhar. o meu. sobre o mundo. o retratado. o fictício. o inexistente. o que já foi. o que ficou no filme. o que ficou gravado. uma máquina. falível, como todas as máquinas. um olhar. subjectivo como qualquer olhar. um retrato. fixo e eterno. como qualquer retrato.

4.22.2005

o retratado

o que nos leva a retratar, a fotografar, a olhar? o que nos fixa o olhar? o que nos retém uma qualquer imagem mais do que qualquer outra? o que existe?

o que nos leva a uma outra questão: por que somos atraídos por certas pessoas em detrimento de outras, talvez, qui ça, mais interessantes?
há imagens que mantenho na minha memória como uma fotografia. há sensações que lá estão também. e momentos. e pessoas.
coisas, situações, sensações, imagens, pessoas e momentos que me marcaram, tanto felizes como tristes. são mais as felizes que as outras. a nossa memória é sempre selectiva.
ainda noutro dia estava a pensar que defeitos existiam, que problemas precipitaram uma opção... e não me consegui lembrar de um. nada. e sei que eles existiram. só não sei quais foram. não foram importantes o suficiente para os guardar em mim. será que, para além desses problemas e defeitos, também a situação foi assim tão insignificante?

gosto de ver que, de algum modo, marquei algumas pessoas com memórias. (ainda noutro dia, uma pessoa que há-de sempre figurar nos meus retratos escreveu qualquer coisa parecida...) é tão bom... é um sentimento de que vamos ser eternos. de que estamos em alguém. de que a vida não passou. de que aquele momento não foi apenas um momento. de que as opções não foram em vão.

gosto de fotografar pessoas. umas mais que as outras. gosto de fotografar crianças. pela sua aparente inocência. os mais velhos pelas rugas, pelas fotografias que trazem espelhadas no rosto. pessoas difíceis. pelo desafio que representam. porque ficam para sempre no nosso album.

1 Comments:

às 11:03 Blogger teste fotografou...

hum... parece me que gosto dest blog... mas antes de o adicionar vou esperar para ver como te vais viorar com tanto sítio onde escrever ;)

 

Enviar um comentário

<< Home